quarta-feira, agosto 15, 2007

Os meus Stilettos pele de cobra

Comprei uns stilettos de pele de cobra. Pronto, comprei sim senhor e estão comprados e são meus e não partilho, é para os meus jeans azuis escuros e o meu casaco castanho e são meus. Ufa, pronto, estou só a desabafar. Eu sei que pode parecer gabarolice gratuita, mas acreditem, para uma feminista de esquerda isto é um passo gigante. Eu explico.
Sim, isto de ser uma feminista de esquerda (apesar de me parecer teoricamente impossível ser uma feminista de direita, que essas querem é fazer bolos e olhar de forma adoradora para o maridinho, dono e senhor da casa) não é tão divertido como parece. A malta tem ideias. Muitas. E todas elas são incompatíveis com os meus stilettos novos. Se a malta acredita que a indústria de beleza é uma forma de escravizar a mulher (que é), embonecar-se com saltos altos que realçam as pernas para benifício alheio em vez de usar sapatos confortáveis e que façam bem à saúde é assim, no mínimo, uma contradição dos diabos. Isto sem sequer ir à parte de esquerda e ao meu desgosto crónico de, com o tempo, me ter transformado numa mini- Imelda Marcos e ter já nem sei quantos pares de sapatos (cinquenta, sessenta?). Se querem insónias tentem justificar a vocês próprias o porquê de serem umas porcas consumistas com sessenta pares de sapatos quando em mais de metade do mundo se anda descalço e passa fome e vão ver o que é bom para a tosse. E os meus motivos para me sentir mal com os meus stilettos estão ainda no princípio.
Quando era pequena, como todas as miúdas da nossa geração, o modelo de sapatos era um e só um. Variavam de cor, mas dos sapatinhos de fivela não me safei. Tinha uns pretos e uns azuis escuros para o Inverno, uns brancos e uns beige para o verão. A minha família era conservadora por isso eles eram qualquer coisa como isto:

Nessa altura babava com a ideia de poder usar uns sapatos altos como a minha mãe (de facto cheguei a andar lá por casa com alguns dos dela estragando-os, lol, e assim enfrentando a ira materna). Claro que depois cresci (não, a sério, cresci mesmo, tenho 1,75), comecei a ser politicamente activa e os sapatos de salto ficaram um bocado de lado. Durante os meus tempos de faculdade, só tinha dois ou três pares de sapatos, e eram assim:


Entre não parecer o farol da Barra, os meus ideais feministas e os meus namorados não muito altos, a verdade é que não precisava de saltos. Andei quase os meus vinte todos a pensar assim. Então porquê, em nome de todos os santinhos, um par de stilettos de pele de cobra me entusiasmam tanto?
Os seres humanos não são perfeitos, e eu muito menos. Acho que a par dos ideais de esquerda e do feminismo é preciso um prazer culpado e dacadente para me tornar humana e me confortar. Acreditem, o feminismo não é um posicionamento fácil ou confortável face à vida. E depois, quando chegamos aos trinta, pomos de lado muitas coisas que tinhamos como certas ou seguras. Não sei vocês, mas a mim, desde que entrei nos trinta, que me apetece fazer exactamente aquilo que me apetece. Afinal não devo explicações a ninguém, seja por estar solteira e independente, seja porque comprei, e com todas as intenções de usar, uns stiletto pele de cobra (falsa, atenção, que sou uma rapariga ecológica) em cima dos meus 175 cm e os incomodados que se retirem, lol. A liberdade deve ser uma coisa parecida com isto.
De modos que comprei uns stiletto pele de cobra excêntricos como eu para usar com os meus jeans e o meu casaco castanho, talvez uma T-shirt beige por baixo, um colar simples, mala castanha grande. São lindos, não são? E sao meus.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito giros!!! Enjoy them very much! ( Não é aconselhavel ficar de consciencia pesada em cima de uns saltos tão fininhos :))

elisa disse...

Ai, ai eu que também me considero feminista, e de esquerda, percebo tão bém este post:)!Com os trintas, também diminuiu sentimento de culpa que associava geralmente aos trapos e sapatos. Depois, descobri que são estas incoerências que nos fazem mais humanas e tolerantes! Ou pode ser apenas uma obscura desculpa para a nossa "imeldização"...tanto faz:Desfruta à vontade dos teus lindos stilleto!
Beijinhos

Passionária disse...

Nem sequer falei nos trapos, não me atrevo, porque aí sim, era uma desgraça, lol. Já escrevi antes que os sapatos eram melhores que valium, e sabem uma coisa? São mesmo, lol.

Unknown disse...

São lindos!! Aproveita miguita...
uma frota do costume

Patricia Almeida Alves disse...

Ficam-te bem tenho a certeza!!!
Além disso... São COLORIDOS! Viva a Cor!!!!!
bjs
P