quinta-feira, junho 29, 2006

Pavões

Se há alguma coisa que liga todos os homens do mundo, altos e baixos, novos e velhos, gordos e magros, são as suas altas expectativas. Cada homem, mesmo que se trate da criatura mais abjecta, só sonha com o melhor. De Ana Kournikova para cima, pois só isso os satisfará.
Quem vir qulquer programa do National Geographic vê bem que, no mundo animal, são os machos, e não as fêmeas, que são mais vistosos, mais coloridos, mais exuberantes. A pavoa é um animal sem gracinha nenhuma, se comparada com o macho. Isto porque, no mundo animal, as fêmeas é que decidem com o macho que querem acasalar e cabe aos machos tornarem-se atraentes. Na espécie humana trocámos a ordem natural das coisas. As mulheres é que se enfeitam e pavoneiam para atrair a atenção dos homens. Uma mulher que não se enfeite ou preocupe com padrões de beleza ou passa despercebida ou lhe questionam a orientação sexual. Para o homem médio, o pior anátema que uma mulher pode ter, aquilo que serve como repelente automático, é ser feia. Está bem que se fala da personalidade e sentido de humor e mais não sei o quê. Mas como a publicidade do Compal light mostra cinicamente ao gozar com isto é, não se cuidem não, que o resto não interessa nada...
Para além dos motivos históricos óbvios (as mulheres eram apenas mais um dos itens de propriedade dos pais ou dos maridos), este nosso apavoamento deve-se à nossa natural insegurança. Os homens vêem-se ao espelho e acham-se uns Adónis, nós, com a nossa insegurança vemos as rugas, a celulite, os cabelos brancos, etc. etc. etc. Mais, transmitimos essa insegurança ao homens e tornamo-nos, há que dizê-lo com toda a frontalidade, numas chatas.
Não há nada mais chato que uma mulher pavão. Este vestido faz-me gorda? Achas que este cabelo me fica bem? Sou mais gira que a vizinha do andar de cima? Depois admiramo-nos da respostas dos homens e entramos em depressão com o nosso Haagen Das e a versão daBBC do Orgulho e Preconceito. É que os homens não foram feitos para raciocínios emocionais complicados, e no que diz respeito às suas expectativas, é perfeitamente aceitável trocar a namorada que engordou quatro kg por uma mais magra, mais nova, mais loira ou com os seios maiores. Está-lhes na massa do sangue, e nós, as próprias mulheres, alimentamos-lhe esse vício. Nenhuma mulher devia aceitar um namorado sem uma carta de recomendação da namorada anterior afiançando que ele, para além de não ser infiel ou mentiroso não a deixou por ter engordado ou deixado de pintar o cabelo.
Sempre achei que as mulheres ganhariam imenso em pensar como um homem. Todas as mulheres deveriam ser tão ou mais exigentes com os homens como eles são connosco. Tal como na mãe natureza, eles que se emplumem e enfeitem para nos agradar. Continua a ser uma futilidade basear uma relação no aspecto físico, mas ao menos ficava a balança mais equilibrada.

2 comentários:

Nelson disse...

Uma das diferenças é que na Natureza os machos usam os seus próprios atributos para seduzirem as fêmeas ao passo que as mulheres usam cosméticos para se tornarem aquilo que verdadeiramente não são.
Desse ponto de vista, nós homens ainda estamos mais perto dessa regra da Natureza sendo o mais próximos do que somos do que uma mulher escondida atrás de camadas de cosméticos.

Passionária disse...

Nelson, essa é a pescadinha de rabo na boca: se as mulheres se enfeitam é para agradar aos homens, nomeadamente através de maquilhagem, extensões, unhas postiças e até mesmo implantes... Por isso a falsidade é a consequência das exigências de mercado, por assim dizer. Se não se enfeitam ninguém lhes liga, porque os homens, meu caro, e você sabe bem, preferem a beleza à naturalidade. Aliás, preferem a beleza a tudo o resto...