
Não se pode dizer que os moços sejam maus moços, nada disso. Antes futebol que alternadeiras até às cinco da manhã ou andarem com as nossas amigas. Mas lá que é irritante, é.
As mulheres têm os bad hair days, aqueles em que não conseguimos fazer nada de jeito com o cabelo/ a roupa não assenta/temos borbulhas/período/nada que vestir. Os homens têm os dias em que o clube perde. E ai valha-me deus que não falem comigo. Andam de monco caído todo o dia como se lhes tivesse morrido alguém da família. É a tragédia. E até nem é por algum problema na capacidade cerebral nem nada, dos inteligentes aos trogloditas, dos metrossexuais aos engatatões de esquina, todos sofrem quando o clube perde. E a nossa indiferença só serve para juntar o insulto à injúria. É facto certo e sabido que as "gajas" não compreendem a sensibilidade, as ,minúcias, as delicadezas do futebol.
Para os malucos por futebol, o futebol tem precedência sobre tudo, desde um jantar romântico, a data de casamento, festas, feriados e afins. Sei de casos de noivas em lágrimas porque os maridinhos acabados de dizer o sim foram directos ao bar do local da recepção para ver o jogo e nem choros nem pedidos nem ameaças de serem enforcados com o véu da noiva resultaram. Uma desgraça.
Maluco que é maluco, não consegue sobreviver sem futebol. Há a época de futebol, de Agosto a Maio, e depois a travessia do deserto onde se vêm os jogos gravados e se lê tristemente o diário desportivo sobre transferências e locais de férias dos jogadores.. Mas de dois em dois anos está a tenda armada: Euro e mundial vão servindo para atenuar o sofrimento da falta de futebol durante o verão, passando assim apenas um cruel mês sem futebol, mas se a família for para o Algarve, pode ser que veja, no bar do China um ou outro jogador de futebol e aí nem tudo está perdido.
A mulher que cair de amores por um destes, pode-se encher de paciência. Os domingos é garantido que não vão a lugar nenhum, há tromba de elefante de cada vez que o clube perca e gritos, de felicidade ou indignação na altura do jogo, deixando os vizinhos de cima ou de baixo com uma ideia errada do que a vida do casal é. E acreditem, explicar à polícia que foi chamada pelos vizinhos que os gritos foram do futebol e o chiqueiro da sala não um acesso de fúria mas de torcer pelo clube da alma não é pera doce.
Assim, minhas amigas, não recomendo que não consumam, porque os homens, tal como os alimentos, têm os seus nutrientes específicos e fazem todos falta, mas sim que apliquem umas regras para manter a sanidade mental. Por exemplo:
1- Peçam-lhes para não lhes explicar o que um fora de jogo é pela milésima vez, não interessa. A razão porque as mulheres vêm os jogos tem mais a ver com troncos, pernas e rabos que com regras.Nós também não lhes damos um crash course em tamanho de copas de soutiens quando os apanhamos a ver o desfile da Victoria's Secret na Fashion TV.
2- Cervejas, tremoços e couratos são da exclusiva responsabilidade dos intervenientes. É melhor que não nos caiba a indignidade de trazer uma grade de cerveja para casa quando saímos para comprar tampões. Que imagem é que isso dá de nós?
3- Há dias sagrados. Nesses dias nada de futebol. Deixem a gravar. Ouvir o relato subrepticiamente no dia dos namorados/jantar de noivado/lua de mel só prova que são idiotas e merecem ser trocados por um que goste menos.
4-Não dêm desculpas para se esquecerem de lista de compras e tarefas a fazer em casa. Quem se lembra do plantel inteirinho do Benfica na época 55/56 também se pode, e deve lembrar, que tem de passar o aspirador, levar o lixo lá fora ou comprar pão.
5- Tenham paciência e façam um esforço por gostar. É melhor. É que em ultimo caso, antes juntarmo-nos a eles que eles arranjem outa que goste. Isto se ele valer a pena,claro.
E pronto, bom proveito.
2 comentários:
Adenda:
Se se assumir um filosofia Zen (ai que me tem dado tanto jeito...), até nós podemos disfrutar do futebol: em vez de ficar a babar os gajos em episódios do CSI ou do House (que não podemos ver porque esta a dar oi jogo) pode-se sempre aceitar como verdade imutável que o Futebol existe e aproveitar para babar os jogadores. Isto vem com o bonus acrescido de que não ha nesta terra coisa que irrite mais um macho adepto que o comentário tipico "Esse que marcou é aquele com os olhos azuis e um sorriso deslumbrante?"
Garantido que pelo mesnos eles tiram os olhos do ecrã, quanto mais não seja para nos atirar olhares mortíferos.
Su
Quando falas de jogos defutebol a interromper bodas, é totalmente verddae. Já é segundo casamento em que o futebol se intromete... Ontem foi o caso do Portugal - Irão. Foi ver convidados sentados com os olhos fixos na TV(mulheres também!!!). Foi bom pois safou-nos de uma brutal seca na hora das fotos.
Uma Frota do costume.
Enviar um comentário